Histórico do Grêmio Náutico Gaúcho
80 anos
Av. Praia de Belas, 1948
Quando pensamos no Grêmio Náutico Gaúcho, não fazemos ideia de como ele surgiu, o porquê deste nome e todo o trabalho e dedicação que foram necessários para transformar um projeto nesta grande Agremiação.
Tudo começou no dia 07 de abril de 1929, quando oito jovens queriam reunir amigos, praticar esportes, se divertir e, imbuídos de muita ambição e determinação, resolveram fundar um clube náutico. Os sócios fundadores foram os senhores: Luiz Pinto Chaves Barcellos (primeiro Presidente), Olyntho Sanmartin, Agnello de Lucca, Alfredo Streppel, Gil Azambuja Fortuna, Zeferino Ribeiro, Ernesto Jorge Bülau e Rodolpho Kesller Bülau.
Com o pensamento em perfeita sintonia, os amigos começaram, naquele mesmo dia, a tratar dos detalhes fundamentais para o início de uma entidade. Estava declarada a fundação da nova organização, que viria a ser um dos maiores clubes do Estado. Fez-se necessária então a definição do nome e por unanimidade optaram por denominá-lo GRÊMIO NÁUTICO GAÚCHO.
As cores do Clube foram outro signo de grande importância. Assim, coerentes com o nome da nova entidade, foram escolhidas as mesmas matizes da Bandeira Gaúcha: verde, vermelho e amarelo.
No início, mais do que um clube esportivo, o Gaúcho também se caracterizava como um clube de grandes festas sociais. A Sede do Gasômetro era palco destes encontros que reuniam a sociedade porto-alegrense da época, local onde aconteciam também, os grandes bailes de Carnaval do Gaúcho. Uma tradição que é mantida até os dias atuais, quando esta Agremiação promove o maior e melhor carnaval de salão de Porto Alegre.
Todos queriam participar das famosas festas do Clube. Porém, o que colocou o G.N.Gaúcho no rol dos maiores clubes do sul do Brasil, foi o esporte, nas modalidades de: remo, natação, futsal, tênis, voleibol, basquetebol, xadrez, entre outros.
O Grêmio Náutico Gaúcho, ao longo de mais de sete décadas passou por muitas mudanças, deixando-o com características de uma sociedade mais moderna, transformando-o num clube, não somente para o verão, para o ano inteiro.
O G.N.Gaúcho, com estilo próprio de lazer e atividades esportivas, obteve um extraordinário crescimento patrimonial com modernos equipamentos para a prática esportiva de seus associados.
Hoje, com uma estrutura completa para o esporte, conta com duas sedes, preparadas para receber seus integrantes em todas as estações do ano.
A Sede Social, em Porto Alegre, localizada na Av. Praia de Belas, 1948, com 11.073,34 metros quadrados, possui toda estrutura para o lazer qualificado, esporte e vida social do associado.
A Sede Campestre localizada na Estrada Chapéu do Sol, 2143 em Belém Novo, com 68.517,76 metros quadrados metros quadrados de área verde, compõe um belíssimo e harmonioso cenário, onde o associado pode usufruir das mais diversas opções de lazer, como: piscina adulto e infantil, quadra de futebol sete, playground, quiosques com churrasqueiras, área para camping, cancha de bocha, lago, quadra de vôlei, viveiro com animais silvestres, quadras de esportes e churrasqueiras ao ar livre.
A preocupação com o bem-estar aliado ao lazer qualificado do associado, faz do Grêmio Náutico Gaúcho um dos Clubes mais bem conceituados do Estado. A busca de novas tecnologias, a atualização permanente, a ampliação do Clube são feitas através dos associados e colaboradores, que fazem parte da equipe,do G.N.Gaúcho. Equipamentos e prédios por si só, não constituem uma entidade, pois o que faz um Clube são as pessoas que nela trabalham e participam.
Atualmente o Grêmio Náutico Gaúcho conta com, aproximadamente, 20 mil associados, entre titulares e dependentes que fazem deste um grande Clube, que por sua vez, constitui uma grande família.
0 comentários:
Postar um comentário